terça-feira, 24 de maio de 2011

25 de Maio Dia Internacional da Tireoide

O que é a Tireoide?






A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço que tem forma de borboleta. Os hormônios tireoidianos (T4 e T3) são responsáveis pela regulação do metabolismo, ou seja, por todo o trabalho celular do organismo. Assim, uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo) ou hiperativa (hipertireoidismo) pode causar uma gama de sinais e manifestações clínicas que afetam a qualidade de vida dos pacientes.

No entanto, porque os sintomas podem ser leves ou inespecíficos, o diagnóstico é muitas vezes confundido com outras condições e não realizado.

Fique Atento

Estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo, sendo que mais da metade desconhecem sua condição. As mulheres em particular e os idosos são mais suscetíveis às doenças da tireoide.

No idoso, os sintomas dos distúrbios da tireoide podem ser confundidos com os da própria idade e não serem adequadamente tratados. Os distúrbios funcionais da glândula, se não tratados, podem causar complicações graves, entre as quais doenças cardiovasculares. Podem ainda afetar a gestação e o feto em desenvolvimento. Por outro lado, as disfunções da tireoide podem ser facilmente detectadas, através de um exame, o TSH, que avalia os níveis séricos do hormônio estimulador da tireoide. O teste é simples, de baixo custo e disponível pelo SUS.

Hipotireoidismo Congênito

Outro ponto que o Departamento de Tireoide faz questão de lembrar e aproveita a Semana Internacional da Tireoide para fazer um alerta sobre o diagnóstico do hipotireoidismo congênito e a triagem neonatal., o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de prover cobertura universal em todo o território nacional e garantir a realização de todas as etapas. As fases vão da coleta até o tratamento e acompanhamento dos casos detectados, com o custeio de todas as etapas pelo Sistema Único de Saúde

Hipotireoidismo congênito, doenças autoimunes e nodulares da tireoide, câncer e outros assuntos relacionados deverão ser discutidos por todo país durante a última semana de maio, e em particular no dia 25 de maio quando se comemora “Dia Internacional da Tireoide”. Estão sendo programadas várias palestras pelo país, que serão anunciadas mais adiante, destinadas a abrir espaços de informação para o público.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Outono e Inverno estações para você se preparar para um Verão em Plena Forma!

Plástica BR




Os dias mais frios já chegaram. Cenário ideal para realizar uma cirurgia plástica, certo? Em parte, sim. O movimento intenso nos consultórios médicos, durante o Outono e o Inverno, comprova que os pacientes optam por essa época para renovar o visual. E essa iniciativa parte também de alguns cirurgiões, que orientam a realização de um procedimento cirúrgico durante os meses mais frios. E quais seriam os benefícios então?
Exposição solar, uma grande inimiga

As cirurgias plásticas exigem um cuidado criterioso no pós-operatório: evitar a exposição solar. O risco dessa exposição prejudica o processo de cicatrização, podendo provocar manchas na pele e cicatrizes escurecidas as manchas roxas podem se perpetuar na coloração marrom, uma vez expostas à radiação solar, devido a um pigmento do próprio sangue extravasado na região operada. “Esse pigmento, por ser rico em ferro, apresenta a cor ferruginosa, caso haja a precipitação na pele por ação do sol”, ressalta o especialista.
Diante disso, uma cicatriz recente exposta ao sol pode acabar com o resultado de uma cirurgia plástica, tornando-se escura. Isso ocorre porque o corte realizado na pele provoca uma reação do organismo, que libera melanócitos, deixando a região naturalmente escura. A ação solar nessa área potencializa essa reação, aumentando as chances do aparecimento desse efeito inestético.
Assim, a necessidade de manter distância do sol é o primeiro ponto a favor de realizar uma cirurgia plástica no Inverno. Nesse período, como os raios solares são tímidos, é mais fácil seguir as orientações médicas e evitar os banhos de sol, que são tão freqüentes na Primavera e no Verão. “É importante lembrar que a exposição solar ocorre independente das vestimentas ou de proteções popularmente usadas, como o guarda-sol e até a sombrinha. Essas proteções apenas aliviam a sensação térmica, porém permitem que os raios solares desencadeiem todo esse processo tão temido”,

Sentir-se bem
Outro ponto que favorece a realização de uma cirurgia plástica no Inverno é o calor intenso das estações quentes. No Verão, por exemplo, algumas pessoas retêm mais líquidos, levando a um inchaço natural do corpo. Com isso, a combinação “calor e cirurgia plástica” pode levar a um edema (inchaço) – comum no pós-operatório de qualquer cirurgia – mais acentuado, causando incômodo para o paciente.
O tempo frio ainda torna o uso de malhas cirúrgicas – necessárias após alguns procedimentos (como lipoaspiração ou abdominoplastia) – mais tolerável. Além de esquentarem o corpo da paciente, o que seria desconfortável em meses de calor, as malhas ou outros curativos são facilmente escondidos por roupas mais largas no Inverno.

Tempo de férias
Além dos fatores acima expostos, o Inverno ainda coincide, para grande parte das pessoas, com o período de férias. Para quem é mãe, por exemplo, o mês de férias escolares dos filhos pode ser um bom pretexto para pensar em cuidar das formas, visto que a mamãe pode programar uma viagem para as crianças, enquanto ela passa pelo período de recuperação.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

12 de Maio dia Internacional da Enfermagem

Plástica BR

Semana da enfermagem na Plástica BR
E você,quem ganha PRESENTES!!!




Dia 04/05/2011 no Hospital Sepaco ocorreu um sorteio,foi uma Homenagem da Plástica BR,para todos os profissionais da Enfermagem.

O prêmio foi uma Sessão do Laser C02,o melhor e mais eficaz tratamento Facial,para rejuvenescimento,marcas de acnes e manchas na pele.

O vencedor já fez o tratamento dia 06/05/2011 e ficou muito feliz com o resultado.

PLÁSTICA BR
COMPROMISSO COM SUA FELICIDADE
www.plasticabr.com.br

Plástica Br: PEELING OUTONO E INVERNO SÃO AS MELHORES ESTAÇÕES ...

Plástica Br: PEELING OUTONO E INVERNO SÃO AS MELHORES ESTAÇÕES ...: "PEELING Esta conduta, que já foi largamente utilizada pelos cirurgiões plásticos em décadas anteriores, passou por um período de baixa..."

PEELING OUTONO E INVERNO SÃO AS MELHORES ESTAÇÕES PARA CUIDAR DA SUA PELE

PEELING





Esta conduta, que já foi largamente utilizada pelos cirurgiões plásticos em décadas anteriores, passou por um período de baixa procura. Atualmente tem sido bastante procurada , pelo fato de novos procedimentos terem sido introduzidos (utilizando-se substâncias químicas, recursos instrumentais como Dermoabrasores, Raios Laser, Rádio-frequência, etc.).






Vários fatores deverão ser levados em consideração, no exame inicial do(a) paciente:


a) Irregularidade da pele e sua causa: seqüela de espinhas, varíola, cicatrizes leves, micro-sulcos, etc.


b) Tipo étnico do(a) paciente: as pessoas de pele morena são mais propícias às complicações tipo "manchas". Dai, a menor incidência de sua indicação em países tropicais (Brasil, etc.).


c) Tipo de atividade profissional do(a) paciente.


d) Presença de fatores locais que contra-indiquem o ato (barba irritável, espinhas ativas, irregularidade na superfície cutânea muito acentuada, presença de discromias em outras áreas, cicatrizes inestéticas, etc.)


e) Motivação do (a) paciente.


A Dermoabrasão, Peeling ou Resurfacing poderá ser indicada em 1 ou mais sessões (quando indicadas mais de 1 sessão, recomenda-se certo intervalo entre uma e outra, dependendo das características da pele, assim como a técnica empregada).


Poderá ser realizada sob anestesia local ou geral ou mesmo sob sedação (peeling químico).


Durante as primeiras fases ( período de eritema ) é proibida a exposição ao sol, a fim de se evitar o aparecimento de manchas na pele. Esta conduta poderá ser feita simultâneamente em áreas específicas ( peri-bucal, pés de galinha, micro-sulcos peribucais, ou na face total.


Tratando-se de conduta que exige o esclarecimento de detalhes sobre o resultado a ser oferecido, normalmente solicita-se dos (as) pacientes que exponham todas suas dúvidas durante a primeira consulta.


A relatividade do resultado deverá ser assumida, para fins de decisão da intervenção, pelo(a) próprio(a) paciente, juntamente com seu cirurgião.


Tipos de peeling


Superficial: ele atinge apenas a epiderme e é indicado para manchas e melasmas, por exemplo. Não há necessidade de preparação prévia, mas exige protetor solar até que a pele fique totalmente recuperada, sem descamação ou vermelhidão.

É recomendável para quase todos os casos, aumentando apenas o número de sessões - isso garante que não haverá nenhum tipo de lesão e que você não vá precisar sair de circulação depois de fazê-lo.


Médio: atinge a derme e é indicado para rugas, marcas mais profundas, degeneração e cicatrizes. Pode-se prepara a pele com aplicações de ácido retinóico ou com um peeling superficial. Quem se submete a este peeling, vê resultados melhores, mas fica de três a sete dias fora de circulação, até que uma pele fina, nova e avermelhada apareça.

Neste método, o bloqueador é indispensável e deve ser aplicado continuamente.


Profundo: é muito útil para peles extremamente enrugadas. O procedimento é feito em uma clínica ou hopsital, com anestesia, monitoramento cardíaco e das funções hepáticas para garantir que a química utilizada não caia na corrente sangüínea e para que não sinta dor", completa o especialista.

O tempo de recuperação é quase o mesmo do peeling médio, de sete a dez dias. Pessoas que têm herpes simples precisam de tratamento específico para garantir que não ganharão cicatrizes ao invés de uma pele de pêssego.


O bloqueador solar também é extremamente necessário porque a pele formada é muito sensível.

Os dias pouco iluminados do inverno são muito proveitosos para quem quer fazer um peeling. A idéia é deixar a pele lisinha, sem marcas, com o colágeno em dia e viçosa, espantar a aspereza, igualar a cor e acabar de vez com os estragos do sol na cutis - sonho de dez entre dez mulheres.


Como é realizado:


O processo consiste na descamação da pele, que pode ser superficial, média ou profunda e retira manchas e rugas, principalmente. Cicatrizes de acne e oleosidade excessiva também podem ser resolvidos.


O número de aplicações e o tipo de peeling a ser aplicado vai variar de acordo com o diagnóstico e o tempo que você tem disponível para tratar a pele. Peelings mais fortes exigem que a pessoa fique alguns de repouso.


O peeling superficial pode ser feito por qualquer pessoa. O médio e o profundo são indicados para mulheres mais maduras e que já ganharam algumas rugas ou manchas.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011