sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Chás estimulam o Emagrecimento

Chás estimulam o Emagrecimento




Para qualquer mulher vaidosa que esteja muito ou pouco acima do seu peso emagrecer é um sonho. E são tantas as dietas e os benefícios que ouvimos falar a respeito dos chás no processo de emagrecimento que até nos confundem, chá verde, vermelho, branco, hibisco são tantos que não sabemos por qual optar, e ainda nos confundem gerando dúvidas, pois será que os chás podem nos fazer emagrecer?

Como sabemos milagres não existem, os chás podem auxiliar no processo de redução de peso de uma pessoa que se proponha a uma reeducação alimentar, chá por si só não faz emagrecer, precisam ser aliados a uma alimentação saudável e a exercícios físicos, pois não adianta alimentar-se mal e tomar baldes de chá para emagrecer.

O que sabemos é que os chás estimulam o emagrecimento por acelerar o metabolismo, alguns possuem efeito calmante, ajudam na diminuição da retenção de líquido e na digestão dos alimentos, estimulando o corpo a queimar calorias, saciando a fome, os mais conhecidos e vendidos são o chá verde, vermelho, branco, preto e, o que todos têm em comum é que derivam da mesma planta Camélia Sinensis que é de origem chinesa.

O que os difere é a maneira como são colhidos e processados, tornando uns mais potentes que os outros, mas esteja atenta, pois existem recomendações e restrições ao uso dos chás, uma delas é que não há garantias de que as folhas ali encontradas sejam realmente puras, por isso ouvimos alguns especialistas nos alertando a fugir desses chás, principalmente os vendidos em feiras livres, como eles alteram nosso metabolismo e alguns agem no funcionamento do intestino o correto é ingeri-los com cautela, pois em grande quantidade podem causar mal a saúde, como desidratações e infecções na parede do intestino.
Se consumi-los procure tomá-los sem açúcar os mais amargos são os apresentam uma eficácia maior, tome uma xícara alguns minutos antes das principais refeições e fique atenta, pois apesar de naturais possuem contra indicações.
Procure emagrecer de forma saudável através de dietas balanceadas, adote a prática do exercício físico e procure sempre orientação especializada para apontar o melhor método no processo de emagrecimento, não tenha como referência outras pessoas, pois cada um emagrece ou engorda por motivos diferentes, cada caso é específico e o que funciona ao outro pode não ser o melhor para você.

Dieta de Verão




chegada do verão.


Alimentação no verão

- Consuma: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes brancas, queijos magros, sobremesas à base de frutas e líquidos com maior frequência (água, sucos naturais, chás e água de coco).

- Evite: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese), frituras e doces, pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, que podem causar desconforto e mal estar.

- Faça: refeições menos volumosas: fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

- Sanduíches: prefira os pães integrais com carnes brancas ou queijos magros e complete com saladas. As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal. Atenção, porém: eles não substituem uma refeição, e devem ser preparados na hora que forem consumidos.

- Higiene: A falta de cuidados com a higiene na limpeza de alimentos para consumo ou em sua conservação pode leva à ingestão de alimentos contaminados. Com isso, podemos encontrar quadros de verminoses e gastrenterites, que podem se manifestar desde como diarreia, até como quadros mais graves que necessitam de internação hospitalar.

- Clima: o calor estimula o consumo de alimentos gelados e leves, sendo um convite a saladas, frutas e sucos: aproveite!

- Sobremesas: respeite aquela vontade irresistível de tomar sorvete, mas escolha os sorvetes à base de frutas ou frozen iogurte, sem coberturas ou caldas. Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são menos calóricos. A salada de frutas também é uma boa opção. Para deixá-la mais atraente, acrescente iogurte, mel ou cereais integrais no lugar do chantilly. Se estiver com vontade de comer bolos, escolha os mais simples, sem recheio e sem cobertura, como: maçã, iogurte, limão ou laranja.

- Petiscos: no lugar de salgadinhos fritos, opte por legumes temperados e cortados (como pepinos ou cenoura crua), azeitonas, tremoços ou queijo branco temperado com azeite e orégano.

- Vitamina C e vegetais: os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável, combatendo os radicais livres. Coma frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula).








Exemplo de Cardápio para o Verão

Desjejum: 200 ml de leite desnatado batido com frutas
Duas fatias de pão integral light com uma fatia de ricota.

Lanche da manhã: Salada de frutas com iogurte desnatado

Almoço: 1 pires de chá de salada de folhas verdes
1 pires de cenoura na salsa
120 g de filé de frango grelhado
3 colheres de sopa de arroz integral
1 picolé de frutas.

Lanche da tarde: 1 copo de suco natural sem açúcar

Jantar: 1 pires de chá de salada de agrião e tomate
1 batata média assada
150g de salmão grelhado
1 fatia de abacaxi

Ceia: 100 ml de iogurte 0% gordura com granola

Para as substituições, escolha alimentos do mesmo grupo:
- Leite desnatado, iogurte desnatado ou 0% gordura, suco de soja, queijo magro, coalhada.
- Frutas frescas, desidratadas, suco de frutas naturais sem açúcar.
- Carne bovina magra, peixe ou frango sem pele e sem gordura assados ou grelhados.
- Arroz integral, macarrão com fibras ou integral, batata, mandioquinha ou mandioca.
- Folhas cruas ou refogadas.
- Legumes crus ou refogados.
- Pão integral light, semente de linhaça, granola ou aveia.

Conheça os dez mandamentos contra a Celulite




Tire um dia para se purificar
Para limpar seu sistema digestivo e eliminar as toxinas, faça uma purificação com sucos vegetais, tome meio litro antes de cada refeição. Alguns dos vegetais mais indicados são: aipo, maçã e espinafre. Outra opção para sua jornada da purificação consiste ingerir somente frutas, hortaliças ou verduras da estação.

Reforce sua reserva de metal
Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro devem estar presentes em sua mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento de celulites. Consulte seu médico sobre a possibilidade de tomar um suplemento alimentar.

Consuma pouco sal
Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Prefira usar temperos vegetais para dar sabor aos alimentos.

Invista nos chás
A sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.

Controle o peso
Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites.

Hidrate-se em abundância
Tome ao menos dois litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos.

Opte pelo natural
Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, biológicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos.

Consuma mais fibras para agilizar ao trabalho do intestino
As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e conseqüentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos.

Consuma potássio
Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição, é um dos suplementos mais prescritos pelos médicos. Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.

Escolha as formas de cozimento mais saudáveis
Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma-as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evite fritá-los